quarta-feira, 29 de março de 2017

GUARDAS DE PASSAGEM DE NÍVEL #6


Por incrível que pareça, foi o Leandro quem me falou neste livro. Conhecendo o autor, contou-me logo qual seria a possível história do mesmo, fiquei logo apaixonada e ainda não o tinha lido e porquê? Passo a explicar, quando fiz o Intra-Rail para o norte do país dei de caras com uma mulher guarda de passagem de nível, nunca tinha visto e surpreendeu-me ainda existir esta profissão porque pelo aquilo que sabia estava em vias de extinção. Por 3.50€ não há como não arriscar e seria totalmente diferente do que tinha lido, mais uma vez e podem-no encontrar na Fnac! 




SINOPSE
Este livro é um retrato de uma profissão em vias de extinção - a de guarda de passagem de nível. Fala sobre mulheres que trabalham à beira da via férrea, por vezes em sítios remotos e inóspitos, e que têm por missão assegurar que os comboios passem em segurança pelos atravessamentos rodoviários. O autor faz também uma incursão na vida dos ferroviários e num caminho-de-ferro que está a desaparecer: o acantonamento telefónico, as linhas onde a modernização ainda não chegou, ou que estarão um dia para fechar, e onde a segurança da circulação depende essencialmente de meios humanos.




Sem dúvida que é um livro marcante, de memórias mas sobretudo de saudade. Muitas das personagens do livro sentem saudade desta profissão e acredito que fariam tudo de novo, há quem assuma que será sempre uma guarda de passagem de nível e sabem o que me leva a pensar? Estamos a avançar cada vez mais depressa no mundo, com as novas tecnologias a mão humana deixa mesmo de fazer falta mas isso é conversa para outros 500.

Algum livro que me aconselham?

ANDA DAÍ,
BEIJOCAS!

12 comentários:

  1. Deve ser, sem dúvida, um livro diferente!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Já o li a algum tempo, do que te estou a responder, e acredita que o li outra vez!

      Beijocas,

      Eliminar
  3. Não conhecia esse livro mas fiquei bastante curiosa. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Tens razão, existem muitas profissões que estão a deixar de existir o que é uma verdadeira pena! Parece ser muito interessante o livro e por esse preço :D
    Beijinhos

    https://ayellowrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo preço ainda vale mais a pena :p

      Beijocas,

      Eliminar
  5. Parece um livro extremamente humano. Fiquei super curiosa!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É essa a palavra certa, um livro Humano!

      Beijocas,

      Eliminar

Seguidores

Instagram

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © 2016